Dependência emocional, sintomas e tratamento

A dependência emocional é um transtorno de personalidade marcado pela carência excessiva de amor e afeto em relação à pessoa que se ama. Trata-se de um tipo de dependência tão grave quanto o vício em álcool, drogas e outras substâncias químicas. A única diferença é que a pessoa se vicia no amor da outra pessoa, com quem tem um relacionamento afetivo.


Sintomas:

Dentre os sintomas da dependência emocional encontram-se crises de ansiedade, oscilações de humor, baixa da autoestima, sensação de insegurança, ciúmes excessivos e medo de perda. Esse comportamento emocional exagerado acaba afastando e esfriando a outra pessoa, o que aumentando o desespero da pessoa dependente emocionalmente.

Se você apresenta esses sintomas, você pode estar sofrendo dessa doença.


Tratamento:

O resgate da auto-confiança é o carro chefe no tratamento dessa enfermidade. Diversos livros e estudos sobre o tema tem sido abordados e diversos tratamentos sugeridos baseados em psicoterapia, incluindo hipnose e auto-sugestão, para tentar tirar as amarras dessas complexas teias emocionais que restringem o exercício de uma vida com autonomia.

Quando há doenças associadas, como depressão ou distúrbios do impulso, o paciente é encaminhado a um psiquiatra para tratamento de suporte também com medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...