Como evitar Toxoplasmose durante a gravidez?

A principal forma de contaminação da toxoplasmose é a ingestão de carne crua e vegetais mal lavados que estejam contaminados. 

Muito se fala sobre a contaminação através dos felinos. Quando ocorre a transmissão através destes animais, ela ocorre através das fezes.

Infelizmente a ignorância e a falta de informação faz com que as pessoas abandonem gatos quando alguém próxima fica grávida. Esta prática cruel é totalmente sem fundamento, uma vez que medidas sanitárias BÁSICAS já são suficientes para evitar o contágio.

Durante a gravidez, é aconselhado que a grávida não limpe a caixinha de areia dos bichanos. Caso não seja possível outra pessoa o fazer, é aconselhado o uso de luvas ou simplesmente que se lave a mão após a limpeza. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada também são medidas eficazes.

Simples assim! Você não precisa se desfazer de seu gato por conta de uma gravidez.

Educação sanitária e um pouquinho de esclarecimento é a melhor medida para se evitar a toxoplasmose.

Essa ignorância acerca da manutenção dos gatos como agentes transmissores acaba sendo reforçada pelos meio de comunicação, que erroneamente aumentam o estigma. No dia 05 de janeiro de 2012 uma das novelas da Rede Globo "informou" dentro de um diálogo entre seus personagens que o simples fato de tocar um gato já seria suficiente para a transmissão da toxoplasmose. Lamentavelmente, mais uma vez, um meio de comunicação de massa faz um desfavor a sociedade ao cometer um erro desses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...